Home //

DÚVIDAS FREQUENTES

  • 1   O que é Educação a Distância - EaD?

    Conforme determina o Decreto n.º 5.622/2005, a Educação a Distância (EaD) caracteriza-se como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

  • 2   Qual é a legislação que regulamenta a Educação a Distância - EaD?

    A Educação a Distância – EaD no Brasil é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n.º 9394/96; pelo Decreto n.º 5.622/2005, alterado pelo Decreto n.º 6.303/2007 e pela Portaria Normativa n.º 40, de 12/12/2007, reeditada no DOU de 29/12/2010. Os cursos de extensão fogem a esta regra, pois as instituições possuem autonomia em suas criações e ofertas.

  • 3
     
       Os diplomas e certificados de conclusão de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) têm a mesma validade nacional de cursos na modalidade presencial?

    Sim, o art. 5.º do Decreto n.º 5.622/2005 estabelece que “os diplomas e certificados de cursos a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional”.

  • 4   Quais são as vantagens em estudar nos cursos de Educação a Distância – EaD?

    • Flexibilidade de horários, fornecendo ao aluno autonomia na construção de sua aprendizagem;
    • Acesso aos conteúdos das disciplinas, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a qualquer tempo e lugar;
    • Interatividade entre alunos e tutores;
    • Diploma e certificado de conclusão com validade igual aos dos cursos presenciais.

  • 5   Qual a metodologia aplicada na Educação a Distância – EaD da UNIARP?

    A metodologia aplicada na educação a distância da UNIARP prima pela excelência educacional. Tendo como missão a disseminação do conhecimento sem fronteiras geográficas e adequadas às novas formas de ensino, está embasada em um conjunto de aspectos tecnológicos e pedagógicos que envolvem processos que ocorrem, em sua maioria, de maneira assíncrona, ou seja, você escolhe a data e o horário que melhor se enquadrem a sua rotina.

  • 6   Que perfil o aluno de EAD precisa ter?

    O aluno de EAD precisa ser proativo, organizado, disciplinado, autônomo, gestor de seu tempo, saber ler com foco e conseguir se autogerenciar. Por possuir este perfil, o profissional formado em cursos a distância tem grandes chances de surpreender no mercado de trabalho, por ser visto pelas empresas como alguém com disciplina e responsabilidade.

  • 7   Quantas horas semanais devo estudar?

    O número de horas semanais de estudo deve ser, no mínimo de três horas por disciplina. Na EaD, o aluno é o maior responsável pela sua aprendizagem. Cabe a ele procurar sanar suas dúvidas, participando das atividades de aprendizagem propostas pelo professor e de buscar ajuda na sala virtual.

  • 8   O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA?

    O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA é a “sala de aula online”, este ambiente contém os recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem em EaD. Através deste ambiente o aluno terá acesso aos materiais de autoestudo e às atividades de tutoria que possibilitarão o desenvolvimento de competências necessárias para que se aproprie do conhecimento.
    No AVA são disponibilizados aos alunos todos os materiais didáticos on-line, inclusive as aulas, o que permite ao aluno acessar o conteúdo da disciplina a qualquer momento e quantas vezes desejar.

  • 9   Qual é a diferença entre os cursos de extensão, graduação e pós-graduação presenciais e estes cursos em EAD?

    Os cursos de extensão, graduação e pós-graduação presenciais são realizados dentro de uma sala de aula com um professor, datas e horários pré-definidos.
    Estes cursos na modalidade EAD (Educação a distância) são realizados totalmente por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC. O aluno recebe um login e uma senha para acessar o conteúdo das aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e pode realizar as atividades previstas em qualquer lugar e em qualquer horário.

  • 10   Que equipamentos (hardware) mínimos são necessários para estudar na EaD?

    Computador com a seguinte configuração mínima: processador de 1 GHz, memória RAM de 1 Gb, e acesso à internet de no mínimo 256 kbps de velocidade.

  • 10   Que conhecimentos e programas de computador mínimos são necessários para estudar em EaD?

    Você precisa saber utilizar convenientemente os programas: editor de textos, leitor de PDF e navegador de internet (ex: Internet Explorer 9.0, Chrome, Firefox). É indispensável que você tenha uma conta de e-mail ativa. É importante saber trabalhar com arquivos anexados e compactados.